Ágata tinha ficado extrememanete chocada com o aumento dos casos de xenofobia na Alemanha, no período em que ela esteve por lá. Ela até teve tempo de reunir relatos de alguns brasileiros que diziam nunca terem se sentido bem vindos em terras germânicas.
Umas das ocorrências que mais impactaram-na foi à de uma jovem brasileira que estava se divertindo em uma festa e um alemão chegou até ela para lhe perguntar se ela iria de cipó para a escola quando era mais nova. Outro relatou que estava entregando encomendas em Frankfurt e um carro passou pela estrada em alta velocidade e jogou uma garrafa de água em suas costas, pois por lá quem fazia esse tipo de trabalho costumava ser exclusivamente os imigrantes, e com o aumento da extrema direita no país, isso acontecia com cada vez mais frequência.
Ágata resolveu fazer uma matéria no jornal denunciando esses tipos de comportamento na Alemanha e logo os partidos políticos tiveram que se defender das acusações graves vindas dos brasileiros. Até a embaixada do Brasil na Alemanha se meteu nos casos e imediatamente os responsáveis por aquilo tiveram que pagar um alto preço para a justiça, que providenciou imediatemente as prisões necessárias antes que mais manifestações pudessem atrapalhar a circulação nas grandes capitais.
A situação foi ficando cada vez mais insuportável em toda a Europa, mas Ágata se manteve firme como cidadã do mundo e resolveu voltar para Portugal à trabalho, pois já tinha recolhido material demais para suas colunas jornalísticas. Ia para as Universidades dar aulas e palestras sobre o que estava acontecendo na Europa e no mundo, ao mesmo tempo em que, continuava a escrever suas matérias ácidas no jornal local do Porto.
Ela também tinha achado um absurdo os emails que Elon Musk estava enviando para os funcionários federais americanos para que explicassem em poucas linhas sobre o trabalho que realizavam nos orgãos correspondentes. Se não respondessem aos emails poderiam ser demitidos em justa causa, mas se respondessem também poderiam ser. E logo isso acabou gerando uma crise enorme nos Estados Unidos, pois além deles estarem fechando as suas fronterias para os imigrantes, também alegavam estar reduzindo gastos públicos infundáveis.
Os Estados Unidos acabou entrando numa crise sem precedentes. Sua economia não era vista mais como a potencia líder à ser batida; e enquanto isso, tanto a China como a Rússia ganhavam cada vez mais espaço na geopolítica mundial.
Trump ainda queria os minérios das chamadas “terras raras” da Ucrânia em troca da tão sonhada paz que o país tanto queria advindas da Rússia também. Mas logo, Volodymyr Zelensky disse que isso seria negado com unhas e dentes; mas por outro lado, disse que poderia renunciar ao cargo de presidente da Ucrânia, caso a Rússia, os Estados Unidos e a Europa, sentassem em uma mesa de reuniões para celar a paz.
O fato que intrigava Ágata era esse interesse todo dos Estados Unidos de querer buscar minérios na Ucrânia agora. Mas depois de tanto estudar a questão, entendeu que os Estados Unidos dependiam demais dos minérios raros da china, e isso poderia ser visto como uma fraqueza para a sua economia mundial, que competia diretamente com a China, a Rússia e a Europa também. E assim, seria uma boa oportunidade dos Estados Unidos conseguirem esses matérias das “terras raras” da Ucrânia, caso quisessem ser líderes na fabricação de carros elétricos, smartphones e inteligência artificial por exemplo.
Enquanto isso tudo era debatido nos restaurantes e cafés da cidade do Porto, Ágata se mantinha empenhada em seus serviços políticos no partido de esquerda. Fazendo seu ativismo político à partir de sua escrita, que tentava entregar para o povo o alerta de algum apocalipse imprevisto.
Outra informação que Ágata escreveu em suas matérias no jornal foi a decaída das redes sociais em todo o mundo, desde que a extrema direita começou a angariar cada vez mais adeptos. Pois o partido alegava que todas essas redes eram prejudiciais para o ser humano de uma maneira geral. E assim, os novos eleitores começaram a escrever cartas novamente, comos se esse retrocesso fosse benéfico para a humanidade.
Dessa vez Ágata não pode ir contra à essas políticas, o que a deixava cada vez mais intrigada, pois essa ideia pautada em estudos científicos não tinha sido ideia da sua tão adorada esquerda política. E foi assim, que ela foi deixando de ser uma esquerdista para se tornar uma mulher mais ao centro parlamentar do congresso europeu.

