Ágata ainda se lembra aonde estava quando tinha finalizado o último capítulo de seu romance. O restaurante estava atulhado de pessoas conversando alto, enquanto ela escrevia aquele fabuloso enredo sem parar para tomar um pequeno gole de café sequer.
Tinha passado meses naquele enredo repleto de personagens profundos e agora era muito difícil se desvencilhar de todos eles e seguir com a sua própria vida. Mas aos poucos ela foi se esquecendo da história, do enredo e da trama principal que envolvia à todos, e assim, voltou a se focar inteiramente na Livraria Lello.
Ágata estava muito nervosa e ansiosa por ter que começar em uma nova carreira sendo uma escritora. Tinha enviado o seu original para diversas editoras ao redor do globo e ficava esperando a resposta de algumas delas em seus momentos vagos, checando os seus emails de hora em hora.
E logo no seu dia mais atarefado na Livraria, Ágata foi informada que alguns editores gostariam muito de falar com ela à respeito de sua obra. E assim, ela se despiu de seu avental com muito cuidado e foi a diversos restaurantes falar com eles à respeito de seu original.
Chegando por lá, ela descobriu que todos os editores queriam publicar o seu livro em seus países de origem, e assim, ela acabou vendendo os direitos autorais de sua obra, por uma soma exorbitante de dinheiro, que ela poderia muito bem parar de trabalhar na Livraria Lello se quisesse.
Mas ela não fez isso. Pois ela imediatamente também recebeu propostas de adaptação cinematográfica de seu obra, o que lhe deixou bastante empolgada que até começou a imaginar os atores certos para cada papel em específico.
Mandava centenas de convites de emprego para diversos atores e atrizes que eram capazes de interpretar com elegância seus personagens. E logo, marcou uma data no calendário para o lançamento mundial de sua obra na Livraria Lello, que imediatamente fez milhares de convites que lotou o ambiente de uma maneira bem inesperada.
Ágata tinha ficado maravilhada com a sua força. Pois tinha perdido o emprego no jornal e nas Universidades e mesmo assim, conseguiu se tornar uma escritora de muito sucesso. Era convidada por diversos países para falar sobre o autoritarismo da extrema direita.
Aos poucos os jornais foram voltando a chamá-la para fazer matérias e colunas sobre a Terceira Guerra Mundial, ao passo que as universidades do mundo todo à convidavam para fazer palestras também. Porém, ela não queria mais escrever romances, dizia que aquilo não era para ela, pois o seu hobby era mesmo escrever sobre a história e sua contemporaneidade. E assim, enquanto os países do mundo todo iam se reconstruindo, aos poucos, seus líderes foram encarando uma nova realidade que precisava ser enfrentada por seus cidadãos. À de estudar as origens e consequências daquele conflito.
Sendo assim, Ágata reuniu tudo o que tinha escrito naquela época e encaminhou diretamente para que a sua editora pudesse fazer um livro que imediatamente virou um best seller no mundo todo.
Ágata agora sabia que toda a sociedade tinha um certo tempo para poder digerir o conflito, por isso que os livros de poemas e romances foram bastante vendidos naquela época nefasta; as pessoas não queriam ou não tinham coragem para encarar os fatos, mas agora estava na hora de mostrar-lhes que no mundo não se vive só de ilusão e fantasia, pois enquanto uns se voltam para a ficção, Ágata e seus colegas de trabalho estavam voltados para a dura realidade de ter presenciado uma nova guerra mundial, com consequências inimagináveis para a civilização daqui para a frente.

