Os Malefícios da Inteligência Artificial e seus Data Centers

Com o advento da Inteligência Articial, vieram logo atrás os enormes campos de Data Centers que as empresas estão usando para que esse tipo de tecnologia possa ser capaz de fazer trabalhos cada vez mais sofisticados e elaborados. Porém, isso tudo requer espaços cada vez maiores nas redondezas das cidades e principalmente nas áreas rurais também.

A família de Suzana já estava começando a sofrer as consequências dessa nova tecnologia em seus dia-a-dia, pois em sua casa já estava faltando água potável e a noite ninguém conseguia dormir se não tivesse condições financeiras de instalar grandes cortinas nas janelas para evitar a claridade totalmente incomoda aos olhos.

Muitos no vilarejo fizeram diversas petições declarando suas insatisfações em relação à essas empresas, mas em nada adiantou, pois o governo alegou que essas empresas geravam muitos empregos para o país; além é claro, de serem capazes de injetar na economia local trilhões de dólares sem qualquer tipo de imposto adjacente.

Assim, Suzana teve que pensar na mudança o quanto antes e mesmo assim, começou a enfrentar problemas com isso, pois quase ninguém queria se mudar para aquela casa que faltava de tudo menos afeto.

Ela acabou tendo que vender sua fazenda para a empresa de tecnologia por um preço bem abaixo do mercado, mas no fim, valeu muito à pena, pois seus filhos sempre foram apaixonados pela rotina da cidade e todo aquele vai e vêm sem ter hora para acabar.

Suzana comprou um pequeno apartamento que não faltava água e muito menos luz e somente por isso já era um luxo só. Mas no centro da cidade ela começou a ver as pessoas cada vez mais inseridas numa inteligência artificial irreversível. E isso por si só, já era algo ruim. Porque dificilmente alguém reclamava dessa tecnologia que já estava substitindo a mão de obra humana, sem que ninguém se desse conta disso.

Mas a vez que mais à marcou foi quando ela entrou numa loja de roupas onde não tinha nenhum atendente para atendê-la. Bastava você experimentar determinada roupa no provador e logo na sequência, já tinha vários caixas para que você pudesse pagar. Isso em sua visão era péssimo para os seres humanos e simplesmente excelente para os empresários que não presisavam mais pagar salários mínimos e todas aquelas gratificações que jamais poderiam ultrapassar as 40 horas semanais de trabalho. Já com a inserção dos robos mais a IA, esse quadro já mudava completamente, pois agora todas as lojas do comércio poderiam trabalhar os 7 dias por semana sem intervalos comercias, sem ter que pagar gratificações nos finais de semana para as máquinas que ainda não detinham direito nenhum na sociedade.

Suzana se viu muito ameaçada. Pois os seus filhos já não reconheciam mais os livros, tendo em vista que todos aprendiam somente através de tablets e iPads. E tudo que os remetessem a papéis era considerado muito antigo e atrasado. E assim, diversas livrarias fecharam suas portas em consequência disso.

Depois de muito refletir sobre o caso perdido. Suzana chegou a conclusão de que já estavamos vendo a implosão do mundo antigo para o novo. Onde as florestas seriam derrubadas para que os novos Data Centers de IA pudessem ser construídos, gerando para o planeta um aumento exponencial de carbono em sua atmosfera, onde todos sem excessão, passarão a nutrir na aparência do mundo virtual e irreal, seu mais novo estilo de vida, onde a inteligência artificial passará a pensar e a sentir por você.


Deixe um comentário